segunda-feira, 1 de junho de 2015

Capítulo 16: Mar da vida

Personagens deste capítulo


Alberto
Charles
Clarisse
César
Cristina
Diogo
Felipe
Fredy
Guto
Henrique
Joaquim
Leandro
Lílian
Marina
Matheus
Matilde
Noêmia
Olga
Patrícia
Petrônio
Ricardo
Rúbia
Sabrina
Sérgio
Silvana
Sônia
Tânia
Tomás
Virgínia



Participação Especial
Senhora









CENA 01. AVENIDA MOVIMENTADA. EXT. / CARRO RÚBIA. INT. NOITE.

Continuação do capítulo anterior. Rúbia em seu carro, anda com uma velocidade muito alta pelas ruas de Praia Real. Ela se mostra confiante em seu trunfo para ficar com César. Porém, em um cruzamento, um outro carro cruza sua frente e ela não consegue frear e acaba batendo no carro, sofrendo um grave acidente.

CENA 02. CASA BRENDA. SALA. INT. NOITE.

Matilde sente um pequeno desconforto. Todos estão jantando.

ALICE: - O que foi dona Matilde, algum problema?
MATILDE: - Não, não... Só um pequeno desconforto, não sei dizer...
BRENDA: - Tem certeza de que está tudo bem, vó?
MATILDE: - Está sim, vai passar...

     Eles seguem jantando, com a TV passando o telejornal.

CENA 03. CASA ALBERTO. SALA DE ESTAR. INT. NOITE.

Tânia desce as escadas e encontra César, Alberto e Marina conversando na sala.

TÂNIA (indo em direção a César): - Meu filho! Já está em casa? (abraçando César)
CÉSAR: - Sim, sim! Cheguei a tempo para o jantar?
TÂNIA: - Claro que sim! Vamos jantar todos juntos!
ALBERTO: - E o Felipe, não vem?
TÂNIA: - Vem sim, já vai descer...
MARINA (à Tânia): - Você conversou com ele?
TÂNIA: - Conversei... Ele disse que está tudo bem, só teve um dia um pouco cheio hoje, nada de mais...
ALBERTO: - E ele hesitou quando eu propus que a Marina fosse trabalhar lá na empresa... Sem ela, ele estaria ainda mais cansado! (risos)
MARINA: - O que isso papai, eu não faço nada de mais...
ALBERTO: - Você é uma excelente profissional e já demonstrou isso no primeiro dia.
CÉSAR: - Que bom! Parabéns Marina!
MARINA: - Obrigada!
TÂNIA: - Agora é só seguir trabalhando direitinho, sem escorregar nas curvas...
MARINA: - Claro, agora é manter o bom serviço e procurar melhorar cada vez mais, até porque, a empresa também é minha, não é?

     Tânia faz expressão de que não gostou da atitude de Marina, mas hesita em falar algo.

TÂNIA: - Pois bem, vamos jantar?
CÉSAR: - Vamos sim! Estou morrendo de fome!

     Eles seguem para a sala de jantar.

CENA 04. RESTAURANTE CENTRO. INT. NOITE.

Adriano e Sônia estão terminando o seu jantar.

ADRIANO: - Então querida, gostou do jantar?
SÔNIA: - Estava tudo ótimo! Adorei meu amor! (encostando a mão de Adriano)
ADRIANO: - Bom que gostou... Vamos para casa?
SÔNIA: - Vamos sim.

     Adriano chama o garçom e pede para trazer a conta. Após pagar, Adriano e Sônia estão se levantando da mesa. Silvana os observa.

SILVANA: - O Adriano e a Sônia já estão saindo...
HENRIQUE: - É mesmo? (bebendo vinho)
SILVANA: - Vou chamá-los até aqui.

     Silvana faz sinal para Adriano.

ADRIANO: - Silvana está nos chamando.
SÔNIA: - Não vamos demorar, Adriano, nem atrapalhar o jantar deles...
ADRIANO: - Vai ver eles só querem se despedir... Vamos lá.

     Adriano leva Sônia até a mesa de Henrique e Silvana.

SILVANA: - Eu vi que vocês que já estavam saindo...
ADRIANO: - É, já estamos indo mesmo.
SILVANA: - Não quero atrapalhar, não sei se o casal já tem algum programa para logo mais... (risos)
SÔNIA (risos): - Não temos nada não, estamos indo para a casa mesmo...
HENRIQUE: - Não esqueceram da festa de inauguração da companhia, não é?
ADRIANO: - Claro que não! Estaremos lá com certeza.
SILVANA: - Que bom! Chamei vocês só para confirmar isso mesmo.
SÔNIA (a Adriano): - Vamos meu bem? Não vamos atrapalhar o jantar...
HENRIQUE: - Imagina, vocês não atrapalham em nada.

     Henrique fica a olhar para Sônia.

ADRIANO: - Vamos sim. Boa noite para vocês!
SILVANA; - Boa noite! Até a festa!

     Adriano e Sônia se despedem de Henrique e Silvana, que continuam o jantar, e saem.

CENA 05. APTO SÉRGIO. INT. NOITE.

Sérgio termina o seu jantar, sozinho. Por um instante, ele fica a pensar no seu passado.

CENA 06 (FLASHBACK). PRAÇA CENTRO. EXT. DIA.

Sérgio e Beatriz, caminham abraçados, felizes, a sorrir, pela praça da cidade. Os dois se beijam e se abraçam mais forte. Eles estão muito felizes.

CENA 07 (VOLTA AOS DIAS ATUAIS). APTO SÉRGIO. INT. NOITE.

Sério fica entristecido, sozinho, dentro do apartamento.

SÉRGIO (emocionado): - Por que, meu Deus? Por que a minha Beatriz foi embora?



CENA 08 (FLASHBACK). CASA ALBERTO. INT. DIA.

Sérgio nervoso, apreensivo, em frente a porta de um quarto, na casa de Alberto. De repente, a porta se abre e Beatriz sai de dentro do quarto, triste.

SÉRGIO: - Beatriz, me ouça!
BEATRIZ: - Não, Sérgio! Não há desculpas!... Você me traiu, você traiu o meu amor, a minha confiança em você... Você traiu tudo o que eu sempre acreditei... Você traiu o nosso amor, Sérgio!
SÉRGIO: - Beatriz, eu não fiz nada, eu sou inocente nessa história! Me ouça, por favor!
BEATRIZ: - Você conseguiu arruinar tudo Sérgio... Primeiro foi na empresa, agora aqui, dentro de casa... Que exemplo você vai deixar para o Felipe, para o nosso filho? Que exemplo?!

     Os dois ficam a se olhar por um instante.

BEATRIZ: - Acabou Sérgio. Acabou tudo.
SÉRGIO (surpreso): - O quê? Você está...
BEATRIZ: - Eu estou terminando tudo o que há entre nós. Acabou tudo Sérgio. Nosso casamento, nossa amizade... O nosso amor!

CENA 09 (VOLTA AOS DIAS ATUAIS). APTO SÉRGIO. INT. NOITE.

Sérgio caminha até a janela.

SÉRGIO: - Beatriz...

     De repente, alguém bate à porta do apartamento. Sérgio se aproxima.

SÉRGIO: - Quem é? Olga, é você?
     Ninguém responde. Sérgio abre a porta aos poucos. É Rogério quem está do lado de fora.

ROGÉRIO: - Boa noite, vizinho!
SÉRGIO: - Boa noite...
ROGÉRIO: - Desculpa atrapalhar, mas é que estou com problemas no encanamento da minha cozinha... Você teria uma chave inglesa para me emprestar?
SÉRGIO: - Não tenho, infelizmente...
ROGÉRIO: - Tudo bem então... Desculpa atrapalhar aí..
SÉRGIO: - Por nada não, não se preocupe. Boa noite.
ROGÉRIO: - Boa noite.

     Sérgio fecha a porta.

ROGÉRIO: - Sujeito me pareceu bacana... (saindo)

CENA 10. AVENIDA MOVIMENTADA. EXT. NOITE.

No centro da cidade, a polícia já está no local, junto com uma ambulância. Há muitas pessoas, curiosas, em volta do acidente. O trânsito lento, policiais trabalhando em volta. Chega um carro da TV para fazer um link ao vivo com o telejornal.

CENA 11. TÁXI. INT. NOITE.

Em um táxi, a caminho de casa, Adriano e Sônia passam próximo ao local do acidente de Rúbia.

ADRIANO (olhando pela janela): - Aconteceu alguma coisa ali...
SÔNIA (olhando pela janela): - É mesmo.. Um acidente! Que horror!
TAXISTA: - Dois carros... Teve até gente ferida.
SÔNIA: - Nossa, que triste... Pessoal não dirige consciente.

CENA 12. CASA BRENDA. SALA. INT. NOITE.

O jantar continua enquanto a TV mostra o telejornal.

GUTO (apontando para a TV): Olha lá, vão mostrar alguma coisa ao vivo na TV.

     Todos se viram para a TV para acompanhar a notícia.

ANCORA DO JORNAL: - Uma notícia de última hora aqui no nosso telejornal. Um acidente de carro agora a noite na Avenida das Palmeiras. Direto do local fala a nossa repórter. Como andam as coisas por aí?

     Na casa de Brenda, todos ficam surpresos.

REPÓRTER: - A polícia está realizando o trabalho de retirar os feridos do acidente de dentro dos veículos. Ao total, foram 3 pessoas que sofreram ferimentos, uma delas já pode ser identificada. Rúbia da Silva Soares, 23 anos, já foi encaminhada para o hospital...

     Na casa de Brenda, todos ficam chocados.

JOAQUIM (chocado): - Meu Deus, não pode ser!
MATILDE (chocada / nervosa): - A minha neta! Ai meu Deus, a minha neta!
BRENDA (chocada / apreensiva): - Calma vovó! Calma vovô! Cuidado com o coração!
JOAQUIM: - Eu preciso ver minha neta!
GUTO: - Claro, temos que ir até o hospital!
ALICE: - Será que o César já sabe?
BRENDA: - Alice, você fica aqui com o vovô, por favor? Que eu, o Guto e a vovó vamos até o hospital. No caminho, eu ligo para o César.
ALICE: - Claro, pode deixar.
JOAQUIM: - Não mesmo! Eu quero ficar perto da Rúbia!
MATILDE: - Faça o que a Brenda está pedindo, Joaquim! É melhor para você!
GUTO: - Isso mesmo, seu Joaquim. Alguém precisa ficar aqui, caso alguém do hospital ligue...
BRENDA: - Eu só vou pegar a minha bolsa.

     Brenda vai para o quarto, enquanto Matilde consola Joaquim.

CENA 13. CASA ALBERTO. INT. NOITE.

Alberto, Tânia, Marina, César e Felipe estão jantando, quando o celular de César toca.

TÂNIA: - Mas nem a noite esse celular para, hein?
CÉSAR: - Vou atender, com licença.

     César se retira da mesa e vai para a sala de estar.

CÉSAR (contente): - Oi minha lida!
(T)
CÉSAR (mudando aparência): - Como é que é?
(T)
CÉSAR (nervoso): - Estou indo pra aí agora!

     Alberto, Tânia, Marina e Felipe chegam na sala.

ALBERTO: - O que houve, meu filho?
TÂNIA: - Ouvimos você falar alto, nervoso...
CÉSAR: - A Rúbia sofreu um acidente de carro e está no hospital.
MARINA: - Meu Deus! E como é que ela está?
CÉSAR: - Eu não sei... A irmã dela quem me ligou. Estou indo para o hospital agora mesmo.
MARINA: - Eu vou com você, César.

     César e Marina saem rapidamente.

ALBERTO: - Dirija com cuidado, César!
TÂNIA: - Coitada dessa menina!... Tão simpática, não é? Espero que não precise fazer nenhuma cirurgia reparadora...
FELIPE (risos): - Tia Tânia, você consegue fazer piadas numa hora dessas!
ALBERTO: - Lastimável, Tânia!
TANIA: - Ei, não podemos cair em depressão, não é? Acidentes de carro acontecem todos os dias, em qualquer lugar, a qualquer hora!... Ela não vai ser a primeira, nem a última a se acidentar!
ALBERTO: - Eu vou subir, ver se há alguma coisa na TV sobre o acidente. (saindo)
FELIPE: - Bom, eu vou voltar para o meu jantar.
TÂNIA: - Vamos, meu querido! Vou te fazer companhia...

CENA 14. CASA CHARLES. INT. NOITE.

Charles discute com Clarisse.

CHARLES: - Você não tem vergonha, Clarisse?
CLARISSE: - Vergonha do quê, Charles? Eu não estava fazendo nada de mais!
CHARLES: - Estava de papinho furado com aquele infeliz! Pensa que eu não percebi?
CLARISSE: - Você anda percebendo as coisas muito erradas, Charles! Ele é meu chefe, estávamos conversando como amigos, que é o que somos, amigos!
CHARLES: - Ele é teu chefinho, então? Hoje é só uma conversinha, amanhã você senta no colinho dele, como uma secretária oferecida faz com o patrão. Como uma vaga...

     Clarisse dá um tapa na cara de Charles antes dele concluir o que falava.

CLARISSE: - Você passou dos limites, Charles. Eu pensei que mudando pra cá, com você com esse novo emprego, tudo ia melhorar, mas pelo visto, eu me enganei, de novo... (indo para o quarto)
CHARLES: - Clarisse! Espera Clarisse! (indo atrás de Clarisse)

     Clarisse entra no quarto e fecha a porta. Charles, com raiva e um certo arrependimento, quebra um vaso de flores que estava sobre a mesa.

CENA 15. CASA DIOGO. QUARTO. INT. NOITE.

Diogo, em sua casa, deitado sobre a cama, com um saquinho de gelo sobre a boca, fica a pensar em Clarisse.

CENA 16. BOATE. INT. NOITE.

Imagens de uma casa noturna da cidade, onde também há show de strippers.

Corta para Bento, aos beijos e abraços calorosos com uma mulher sobre um sofá. Os dois demonstram muito desejo enquanto se beijam.

CENA 17. BOATE. EXT. NOITE.

Bento sai da casa noturna, abotoando a camisa. De repente, quem aparece acompanhada de algumas mulheres é Samantha.

SAMANTHA (surpresa): - Bento? Você por aqui? (apontando para a casa noturna)
BENTO (um pouco sem jeito): - Minha noite de folga, tenho que aproveitar...
AMIGA 01: - Não vai apresentar seu amigo para a gente, Samantha?
AMIGA 02: - E que amigo, hein!
SAMANTHA: - Meninas, este é o Bento, meu motorista.
AMIGA 02: - Seu motorista?!
AMIGA 01: - que tudo, hein!
SAMANTHA: - Bento, essas são minhas amigas... Estávamos numa festinha animada de aniversário. Fazia tempo que não riamos tanto, não é?
AMIGA 01: - Nossa, muito tempo mesmo.
BENTO: - Bom, se você quiser, posso levar vocês para casa.
SAMANTHA: - Claro! Vamos meninas?
AMIGA 02: - Demoro!

     As meninas entram no carro e Bento também.

CENA 18. CASA PETRÔNIO. INT. NOITE.

O portão da casa de Petrônio abre. O carro entra. Helena, em seu quarto, ouve o barulho do portão. Ela, que estava deitada, se levanta e vai até a janela para espiar. Ela observa Bento e Samantha saírem do carro.

HELENA: - O Bento e a Samantha?!

CENA 19. CASA PETRÔNIO. JARDIM. EXT. NOITE.

Bento e Samantha conversam do lado de fora do carro.

SAMANTHA: - As meninas são divertidas, não são?
BENTO: - Desculpe a expressão, mas elas não um pouco desmioladas!
SAMANTHA (risos): - São mesmo! Mas são pessoas queridas... Como você. (com a mão sobre o rosto de Bento)

     CAM mostra Helena espiando a conversa da janela de seu quarto. Bento sorri para Samantha.

BENTO: - Obrigado, Samantha. Você também é muito querida... Bem, vamos nos recolher, não é?
SAMANTHA: - Vamos sim... Estou bem cansada... Boa noite Bento (dando um beijo no rosto dele)
BENTO: - Boa noite!

     Os dois se despedem, sob os olhos atentos de Helena.

CENA 20. HOSPITAL. INT. NOITE.

Brenda, Matilde e Guto estão na sala de espera, quando César chega acompanhado de Marina.

CÉSAR (apreensivo): - Como é que ela está?
MATILDE: - César, meu querido!
BRENDA: - Ainda não sabemos... Os médicos estão examinando ela ainda.
CÉSAR: - Essa é minha irmã, Marina.
MARINA: - Prazer em conhecê-los, infelizmente numa hora como essas...
MATILDE: - Mas vai ficar tudo bem, minha filha. Minha Nossa Senhora vai proteger a minha neta.
GUTO (abraçando Matilde): - Vai sim, dona Matilde.
BRENDA: - O médico vem vindo.

     O médico se aproxima deles na sala de espera.

CÉSAR: - Então doutor, como ela está?
MÉDICO: - Ela sofreu alguns ferimentos, não muito graves. Foram algumas escoriações, batidas um pouco bruscas, mas nada grave, nem para ela nem para o feto.
BRENDA (confusa): - Como é que é?
GUTO: - Doutor, acho que o senhor examinou a pessoa errada.
MATILDE: - É mesmo, nós somos os familiares de Rúbia da Silva Soares.
MÉDICO: - Pois então, não há erros não.
MARINA: - Então o senhor quer dizer que...
MÉDICO: - Estou dizendo que ela está grávida e que está tudo bem com ela e com o feto.

     Brenda e César se olham surpresos.

               FIM DO CAPÍTULO


Nenhum comentário:

Postar um comentário