segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Capítulo 02: AMORES ADORMECIDOS



CENAS DO CAPÍTULO ANTERIOR...


Lorenzo puxa suavemente a mão de Miranda, e estendendo-a completamente. ZOOM IN. Ele rebaixa o queixo, e dá um beijo suave, deixando-a sem graça.

[...]

Lorenzo puxa o rosto de Miranda ante perto do seu rosto, ele a beija carinhosamente, ela cede e retribui o beijo. Os dois se beijam incessantemente. ZOOM IN. Miranda interrompe o beijo, empurrando Lorenzo para longe de si.

MIRANDA (exaltada) – Cafajeste! Traste... Fique longe de mim!

LORENZO (provoca) – Não adianta resistir a mim! Uma hora você vai acabar cedendo/

MIRANDA (corta, ordena) – Fique longe de mim... E de minha família! Eu não sou um brinquedinho seu... Muito menos, uma de suas conquistas...

LORENZO – Pare! Você não conseguirá resistir a mim por muito tempo... Conheço quando uma mulher me quer!

CLOSE UP. Miranda furiosa, acerta uma bofetada em Lorenzo, que coloca a mão sobre o local do tapa. Ele ri. Miranda sai, anda com grande pressa, e furiosa. Ela caminha em passos firmes.

LORENZO (grita) – Você ainda será minha!

[...]

PLANO MÉDIO. Miranda encara Roberto, pasma, fixa em olhar silenciosamente. Os dois se entreolham, silenciosamente e melancolicamente. CLOSE UP. Miranda passa suas mãos na cabeça.

MIRANDA (abatida, firme) – Não sei! Eu não sei por que eu insisto em você... Você nunca mudou (tom alterado de melancolia) e nunca vai mudar não é mesmo, Roberto?

ZOOM IN. Roberto maneia com a cabeça, frustrado. Miranda o olha, com olhos visivelmente lacrimejados. PLANO GERAL. O silêncio permanece, por alguns instantes.

ROBERTO (alterado) – Não há nada a se dizer... Nada mais... Simplesmente, não podemos continuar sustentando uma relação de amor, que já não existe mais/

PLANO DETALHE. Miranda cabisbaixa levanta a cabeça de imediato, e arregala os olhos. Roberto faz uma pausa. Ele procura fôlego.

MIRANDA (ofegante) - Não é necessário, que complete a frase... Eu quero a separação.

[...]

Lorenzo avalia observando as modelos em volta. PLANO DETALHE. O olhar de Lorenzo encontra o de Sofia, e os dois se entreolham incessantemente.

[...]

SLOW MOTION. Miranda corre para o vidro panorâmico, e flagra Sofia e Lorenzo abraçados. Ela se espanta, encarando o momento íntimo dos dois, fica ofegante.
Lorenzo acaricia os cabelos de Sofia, enquanto, Sofia sente-se confortada. HALO DESFOCADO. Miranda observa o abraço dos dois, perplexa. CLOSE UP. Miranda paralisada.



LEGENDA

CAPÍTULO 02
MEU MUNDO CAIU!




ATO DE ABERTURA

FADE IN.

CENA 01. RESTAURANTE NOBRE. SALÃO. INT. TARDE
CONTINUAÇÃO IMEDIATA DO CAPÍTULO ANTERIOR. CLOSE UP. Miranda aproxima-se de Lorenzo e Sofia ainda abraçados, um pouco deslocada. POV DE SOFIA. Sofia observa a aproximação da mãe, e recua. ÂNGULO ALTO. Lorenzo e Sofia se entreolham. Lorenzo vira-se e depara com Miranda em sua frente. Eles trocam olhares, enquanto, Sofia observa os dois, sem entender.
SOFIA – Mãe?! Podemos ir?

PLANO DETALHE. Miranda cessa, e Lorenzo ainda quieto. Sofia caminha até Miranda, apreensiva.

MIRANDA (preocupada) – Vamos... Estou preocupada com o Roberto... Ele saiu descontrolado e revoltado de casa! Tenho medo que algo de ruim aconteça.

SOFIA (apreensiva) – Calma mãe... Tenho certeza, que não acontecerá nada com o papai! Apenas, respire.

Miranda sai, com grande pressa, e Sofia segue-a. Lorenzo corre atrás de Sofia, e puxa-a para sua frente.
LORENZO – Ainda vamos nos ver?

SOFIA (olhando-o nos olhos) – Claro! Só não sei quando... Mas, breve vamos nos encontrar.

SONOPLASTIA. Buzina de carro. Miranda buzina, cortando o clima. Sofia despede-se de Lorenzo, com um breve beijo no rosto do rapaz. Ela corre, entra no carro. Lorenzo encara Sofia indo embora de carro com Miranda. CLOSE UP. Lorenzo enigmático.
MUSIC FADE OUT.

CORTA PARA:
CENA 02. ESTRADA LISBOENSE. EXT. TARDE.
O tráfego de carros calmo. Enquanto, um carro prata faz ultrapassagens perigosas. CÂM TRAVELLING. A CÂM enquadra o carro prata, que segue em alta velocidade.

CORTE DESCONTÍNUO:
CENA 03. CARRO DE ROBERTO. ESTRADA LISBOENSE. INT. TARDE
SONOPLASTIA. Buzinas de carros. Os outros motoristas buzinam, após, Roberto fazer outra ultrapassagem perigosa, no comando do carro prata. Bêbado, ele dirige descontrolado. Inconsciente, ele quase atropela alguns ciclistas, porém, desvia a tempo. QUICK MOTION. Roberto bebe intensamente ao volante. Ele acelera ainda mais, descontrolado. O carro faz várias ultrapassagens perigosas na pista. Os outros carros buzinam freneticamente.

ROBERTO (bêbado) – Você não vai se separar de mim, minha Mirandinha!

Ele desvia a atenção do volante, para o espelho, com uma foto de Miranda sorrindo. Ele sorri, distraído.

FUSÃO COM:
CENA 04. CARRO DE LORENZO. ESTRADA LISBOENSE. INT. TARDE
ZOOM. Lorenzo dirige atentamente, ele vê o carro de Roberto vindo em sua direção. Desesperado, ele buzina imediatamente.


FLASH #1

Roberto desvia bruscamente do carro de Lorenzo.


FLASH #2

Descontrolado, o carro colide com um poste, e capota várias vezes na pista, até que colide com o asfalto. O carro cessa, e uma fumaça intensa fica envolta do carro.
MUSIC FADE.

FLASH #3
CLOSE UP. Roberto desacordado, com vários hematomas e sangramentos. A fumaça encobre o rosto de Roberto.
FADE OUT.

FIM DO ATO DE ABERTURA





ATO I

FADE IN.

CENA 05. ESTRADA LISBOENSE. EXT. TARDE
QUICK MOTION. Pessoas estão aglomeradas em volta do carro capotado de Roberto. Muita confusão. Pessoas cochicham. CÂM TRAVELLING. Lorenzo desce de seu carro, e corre até o local do acidente. Lorenzo agacha-se e pressiona a porta do carro, que abre. Lorenzo com cautela retira Roberto, de dentro do veiculo.

LORENZO (preocupado) – Senhor?! O senhor está me ouvindo?

Aos poucos, Roberto vai abrindo os olhos. Fraco, ele tenta balbuciar algo. Lorenzo faz uma massagem no abdômen de Roberto, que se demonstra frágil. Roberto, mesmo fraco, puxa Lorenzo para perto de si.

ROBERTO (desfalecendo, balbucia) – Cuida da minha família... Peça perdão a minha filha... E a minha mulher! Por favor, eu imploro/

CLOSE. SLOW MOTION. Antes, de terminar a frase, ele cai bruscamente no asfalto, pálido. Lorenzo tenta salva-lo a todo custo, com massagens abdominais, porém, Roberto não demonstra mais sinais vitais. Roberto está imóvel, com os olhos abertos sem movimento algum. Lorenzo cessa, e vê Roberto já morto, perplexo. Lorenzo vê uma foto no chão ao lado do corpo, e apalpa-a. Lorenzo fica estático, ao ver uma foto de Miranda e Roberto de mãos dadas, sorrindo. CLOSE UP. Lorenzo pasmo.
MUSIC FADE.

CORTA PARA:
CENA 06. CEMITÉRIO SÃO JOÃO BATISTA. CAPELA. EXT. MANHÃ
LEGENDA: Rio de Janeiro, Brasil

ZOOM IN. FORA DO ÁUDIO. Pessoas com vestes pretas, andam, fazendo um cortejo fúnebre. Alguns homens carregam um caixão de madeira preto, lacrado. Pessoas lamentam-se, alguns em prantos. A CÂM enquadra Miranda e Sofia, andando juntas, visivelmente abatidas. As duas choram silenciosamente.

CORTE RÁPIDO. LOCAL AFASTADO DO CORTEJO. POV DE LORENZO. Lorenzo observa o sofrimento de Miranda, comovido. CÂM TRAVELLING. PLANO PRÓXIMO. Lorenzo com uma rosa branca em mãos.

LORENZO (p/ si, aflito) – E pensar (respira fundo) Poderia muito bem ter salvado aquele homem! Mas, simplesmente fiquei em choque... Miranda era a mulher dele... O que foi que eu fiz?

DOLLY BACK. Lorenzo lança a rosa no chão, e pisa em cima, assustado. Lorenzo novamente espia Miranda, e vai embora.
MUSIC FADE OUT.

CENA 07. STOCK-SHOTS. PLANOS GERAIS DO RIO DE JANEIRO. EXT. TARDE.
VISTA AEREA. A CÂM enquadra alguns edifícios ao longo da costa carioca. Os calçadões cheios de pessoas correndo, conversando e outras apenas andando aleatoriamente. CORTE. A CÂM enquadra ao longo do Corcovado. Um evento acontece.

FUSÃO COM:
CENA 08. CORCOVADO. EXT. TARDE.
Local arejado e cercado de verde. Uma grande passarela rouba a cena. Pessoas elegantes tomam champanhe e conversam, animados. Morgana caminha sobre a passarela, e bate suavemente numa taça com champanhe. Todos desviam a atenção para Morgana sorridente.

MORGANA (empolgada) – Chegou a hora da Summer Days, agraciar a todos com ar de elegância e sofisticação. Solta o som, DJ!


ZOOM IN. Várias modelos invadem a passarela, com sungas douradas e brancas. CÂM TRAVELLING. As pessoas comentam. Mais modelos sobem a passarela, vestido de roupas de banhos. Algumas modelos de biquínis brancos e dourados encenam o desfile. CLOSE UP. Morgana descontente.

CORTE DESCONTÍNUO. CÂM enquadra em evento já finalizado. Os modelos e as modelos se vestem. Morgana anda de um lado para o outro, nervosa. Um booker corre, afobado até Morgana.
MUSIC FADE OUT.

MORGANA (irritada, grita) ­ O que houve? Cadê a imprensa? Cadê todo mundo da mídia, seu incompetente? Não me diga que você teve a audácia de esquecer de convocá-los, seu palerma?!

BOOKER (receoso) ­ Pior... Eles recusaram a convocação... Insistiram em investir em material avulso de qualidade, segundo ao editor chefe deles!

MORGANA (pega o booker pelo colarinho, alterada) ­ Quem esse editorzinho impertinente pensa que é?! Nem Gisele Bündchen teve a audácia de me desafiar... Não será esse vermezinho que irá me peitar... Manda, para a equipe da Valentina... Um recadinho... Quero que

BOOKER (prestes a chorar) ­ Mas, senhora/

MORGANA (irritada) ­ Como ousa me chamar de senhora!

BOOKER (voz alterada para choro) ­ Desculpa milaide Sullivan! Mas, o editor chefe é o Paulo Zulu!

MORGANA (exige) ­ Dane-se... Manda detonarem o cara!

Booker corre, e Morgana fica pensativa.

CORTE RÁPIDO.
CENA 09. AVENIDA CARIOCA. TÁXI. INT. TARDE
POV DE ALGUÉM. CÂM TRAVELLING. A Praia de Copacabana é destacada no lado do passageiro do táxi. CLOSE UP. Uma mulher branca, olhos castanhos, cabelos castanhos, mediana e bem vestida. Ela olha intensamente o calçadão, onde algumas pessoas andam calmamente.

MULHER (irritada) – Ô lugarzinho mediano/

Ela é interrompida por uma freada brusca do táxi. O táxi para.

MULHER (furiosa) – Que isso?! Você quer me matar seu insolente... Preste a atenção, seu mongo!

TAXISTA (despreocupado) – Ih dona... O trânsito hoje está terrível... Provavelmente, só chegaremos ao seu destino de noite!

MULHER (já alterada) – Olha aqui, seu incompetente! Eu te dou meia hora para chegar em meu destino... Senão, nem dólares nem reais, você vai ver nessa sua mão brasileira de classe média! E não ouse me incomodar, que hoje estou com enxaqueca! Estamos entendidos, meu caro... Espero que sim. Diriga esse táxi suburbano, ou vou ser obrigada a denuncia-lo por incompetência para sua companhia xexelenta... Espero que eu não tenha que me desgastar mais com você!

ZOOM OUT. Ela encosta no banco, aliviada. O taxista segue temeroso. Ele liga o carro, e prossegue em direção a seu percurso.
CENA 10. STOCK SHOTS. PLANOS GERAIS DO RIO DE JANEIRO. EXT. NOITE
QUICK MOTION. O sol se põe na cidade carioca. Os prédios vão começando a ficar iluminados. Os ritmos frenéticos vão se acalmando. O fluxo de carros diminui. Enquanto, em pontos nobres da cidade, os restaurantes e boates começam a lotar.


CENA 11. AGÊNCIA SUMMER DAYS BRASIL. FACHADA. EXT. NOITE
DOLLY IN. O táxi estaciona em frente da agência. O salto da mulher firma-se na calçada da Summer Days, ela desce.

CORTE DESCONTÍNUO. INTERIOR DA AGÊNCIA. A mulher caminha até a sala de Morgana. Os funcionários ao redor, cochicham apavorados. As modelos apenas observam a mulher passar.

FUSÃO COM:
CENA 12. AGÊNCIA SUMMER DAYS BRASIL. SALA DE MORGANA. INT. NOITE
A mulher abre a maçaneta da porta e entra. Morgana levanta-se, assustada.

MULHER (animada) – Olá, dear! Feliz em me ver?

CLOSE UP. Morgana senta novamente, abalada. Enquanto, a mulher sorri.

MORGANA (surpresa) – Valentina?!
CLOSE ALTERNADO. Valentina sorrindo, enquanto, Morgana tenta sorri, porém, incomodada.
MUSIC FADE OUT.

CENA 13. HOTEL PLAZA. APTO. 302. SALA DE ESTAR. INT. NOITE
SONOPLASTIA. Campanhia. ZOOM IN. Miranda caminha até a porta, e abre-a. Lorenzo está à espera. Miranda fica surpresa.
LORENZO (com um buque de flores na mão) – Posso entrar?

Miranda maneia com a cabeça que sim. Lorenzo entra, e caminha até o centro da sala de estar. Miranda ainda surpresa. Lorenzo a encara fixamente. Ele estende a mão.

LORENZO (romântico) – Trouxe esse buque para você!

Miranda recebe o buque, e carente, seus olhos lacrimejam. Lorenzo percebe, mas, fica em silêncio. Ela senta-se no sofá, e fica cabisbaixa.

MIRANDA (triste) – Meu marido morreu!

Lorenzo senta-se ao lado dela, e a puxa para um abraço. Os dois ficam abraçados. CLOSE. Lorenzo perplexo. Miranda cai em prantos, porém, silenciosamente.

MIRANDA (tom de choro) – Talvez, meu destino é ser infeliz! Será que eu nunca conseguirei seguir em frente... Estou confusa, porque é que eu nunca consigo amar ninguém, que parta... Sem ao menos, se despedir/

LORENZO (ressentido) – Talvez, o destino te deu uma chance de recomeçar... De te fazer realmente feliz.

Eles cessam o abraço. Lorenzo e Miranda se entreolham intensamente. Lorenzo acaricia o rosto de Miranda, e lágrimas ainda escorrem. Miranda assente o carinho, e coloca uma mão em cima da mão de Lorenzo. Eles se entreolham. SLOW MOTION. Lorenzo beija carinhosamente os lábios de Miranda, que retribui. Os dois se beijam apaixonadamente.
MUSIC REALÇE
Os dois se entrelaçam, beijando-se intensamente. Até que, cessam o beijo. Os dois se entreolham. Miranda assustada. Enquanto, Lorenzo surpreso. Sofia entra pela porta, e observa os dois se olhando. CLOSE. Sofia surpresa, quase desconfiada.

SOFIA (surpreendendo os dois) – Mãe?! (p/ Lorenzo) Lorenzo o que você faz aqui?

CLOSE ALTERNADO. Lorenzo surpreso. Miranda perplexa. Sofia sem entender. CLOSE UP. Sofia desconfiada. FREEZE. Efeito Preto e Branco.

MUSIC FADE OUT

FADE IN BLACK.


A SEGUIR:
CENAS DO PRÓXIMO CAPÍTULO...


[...]

CÂM TRAVELLING. Sofia está vestida com um longo vestido tomara-que-caia, cheia de acessórios, cravados em brilhantes. Ela desfila, e seus longos fios de cabelos morenos, saltam de sua cabeça. Ela faz poses para as fotos. Todos aplaudem. CÂM enquadra Lorenzo na primeira fileira. CLOSE UP. Lorenzo a encara com intenso desejo.

[...]

DOLLY IN. Ellen levanta-se do sofá, indignada. Morgana fica na frente da filha.

MORGANA (alterada) – Você tem que ter a consciência que não é mais criança... Não pode continuar sendo sustentada pelos próprio pais... Seu problema, é que nem para new face... Você presta... Então, vamos simplificar. Que tal, como garota de programa você não emplaca?!

CLOSE. Ellen indignada encara a mãe. Morgana abre um sorriso. Ellen desfere um tapa no rosto da mãe, que vira-se com o impacto, porém, volta a encarar, Ellen coloca a mão na boca. CLOSE ALTERNADO. Morgana indignada. Ellen arrependida. As duas se encaram fixamente.

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário