quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Capítulo 13: Terra Livre

CENA 1/ HOSPITAL/ NOITE/ INT./ CONSULTÓRIO.
Continuação Imediata da última cena do capítulo anterior;
Vicente encarando Afonso ofegante. Afonso em silêncio, com um sorriso cínico no rosto.
VICENTE – (gaguejando) Co... Como você.../
AFONSO – (CORTA) Não imaginava me ver por aqui, não é mesmo?
VICENTE – Você não vai se casar com Helena! Não vai!
AFONSO – E quem você pensa que é pra dizer o que eu vou fazer ou não! Cala a sua boca! Você não sabe de nada! E eu vou me casar com Helena sim!
VICENTE – Como você soube que iríamos vir pra cá? Não deu tempo de avisar ninguém!
Afonso se levanta e fica de frente a Vicente.
AFONSO – Fiz três anos de medicina... Sei como funcionam as coisas. E com o tiro que Helena levou não demoraria mais do que 24 horas pra ela retornar ardendo em febre.
VICENTE – Você é sujo... É imundo!
AFONSO – Isso mesmo! Me xingue mais... Não importa as palavras que disser contra mim, nada vai mudar o que foi feito, meu rapaz. Agora saia daqui! Eu vou cuidar de minha noiva!
Vicente fica parado, desviando o olhar para Helena deitada na maca.
AFONSO – (CONT/ grita) SAIA!
Vicente sai rapidamente. Afonso se aproxima de Helena e acaricia seus cabelos. CORTA PARA/
CENA 2/ MANSÃO DE AFONSO/ NOITE/ EXT./ FACHADA.
Vicente se aproxima do local e vê dois capangas no portão. Ele vai se aproximando ainda mais. Os capangas observa-o.
 VICENTE – Podem me dar licença?! Preciso entrar e falar com minha mãe.
CAPANGA#1 – Estamos proibidos de deixar você entrar aqui. Ordem do Barão!
VICENTE – (sussurra) Desgraçado!
A CAM FOCA em Vicente sem saber o que fazer. CORTE IMEDIATO PARA/
CENA 3/ HOSPITAL/ NOITE/ INT./ CONSULTÓRIO.
Helena acorda lentamente, e logo se assusta com Afonso ao seu lado.
HELENA – (agitada) O que está acontecendo aqui?! Saia daqui! Saia! Me deixa em paz!
AFONSO – Calma, meu amor. Você está doentinha e nós temos ainda muito o que conversar.
HELENA – Onde está o Vicente? O que você fez com ele?
AFONSO – Não fiz nada com ele... Aliás, nesse momento ele está muito bem. Deve agradecer a Deus, porque eu não deixo inimigo meu vivo!
HELENA – Eu quase morri por causa da sua empregada... Eu não quero nunca mais pisar naquela fazenda! Nunca mais!
AFONSO – Calma! Você não tem que ficar nervosa... Eu não tenho culpa pelas besteiras que a Maria Tereza faz. Aliás, eu já castiguei ela severamente. Você é o amor da minha vida, Helena. É com você que eu quero e vou ficar!
Helena se levanta rapidamente, mais disposta, e fica de frente a ele.
HELENA – (grita) Eu não te amo! Eu amo Vicente! Entende isso de uma vez por todas!
Afonso segura Helena pelo braço/
AFONSO – Não tem mais volta, Helena. Você me pertence e nós vamos nos casar!
Closes alternados. CORTA PARA/
CENA 4/ FAZENDA DE CRISTINA/ NOITE/ EXT./ FACHADA.
Vicente grita pelo nome de Cristina incansavelmente. Ela aparece na janela.
CRISTINA – (grita) Aconteceu alguma coisa, Vicente?
VICENTE – (grita) Pelo amor de Deus... Me deixe entrar!
Vicente aflito. CORTA PARA/
CENA 5/ FAZENDA DE CRISTINA/ NOITE/ INT./ SALA DE ESTAR.
Vicente desesperado sentado no sofá. Cristina e Gabriel sentados no sofá a frente, sem entender.
GABRIEL – O que aconteceu pra te deixar tão aflito assim? Não vai me dizer que.../
VICENTE – (CORTA) Sim, Dr. Gabriel. Afonso descobriu onde eu e Helena estávamos. Ele está com ela agora no hospital, e eu já não sei mais o que fazer!
CRISTINA – (preocupada) E ele te fez alguma coisa?
VICENTE – Não... Só me expulsou do hospital. Ele já estava nos manjando. Parece que foi ver Helena no hospital pouco tempo depois que nós saímos de lá. E quando fui entrar na fazenda pra perguntar a minha mãe, fui simplesmente proibido. E minha mãe está lá dentro, dona Cristina.
GABRIEL – Fique tranqüilo! Eu vou resolver isso tudo e é agora!
Gabriel logo se levanta e sai. Vicente e Cristina aflitos. CORTA PARA/
CENA 6/ HOSPITAL/ NOITE/ INT./ CONSULTÓRIO.
Afonso e Helena de frente ao médico, que observa bem Helena.
MÉDICO – Acho melhor ela passar mais uma noite aqui! Pode ser perigoso ir para casa!
AFONSO – Não, doutor. Helena já está melhor. Creio que amanhã mesmo ficará boa sob os cuidados de sua mãe!
MÉDICO – Mas o mais recomendável é.../
AFONSO – (CORTA) O mais recomendável é o que eu quiser!
MÉDICO – Está bem! Então a senhorita está liberada!
Helena vai acuada com Afonso, que não se despede do médico. CORTA PARA/
CENA 7/ MANSÃO DE AFONSO/ NOITE/ EXT./ FACHADA.
Gabriel chega até os capangas, que permanecem firmes.
CAPANGA#1 – O senhor não pode entrar! Ordem maior!
GABRIEL – Eu preciso muito conversar com a senhora Chiara Fragnani.
CAPANGA#1 – Pois espere o dia amanhecer e fale com ela quando ela sair daqui!
GABRIEL – Mas preciso falar hoje!
Gabriel se aproxima do Capanga#1 e dá um soco em seu rosto. Ele cai. O Capanga#2 vai atrás dele, que dá um chute nele, e entra correndo na fazenda. CORTA PARA/
CENA 8/ MANSÃO DE AFONSO/ NOITE/ INT./ SALA DE ESTAR.
Gabriel entra no local ofegante. Maria Tereza se espanta e fica de frente a ele.
M. TEREZA – Que correria é essa? Aconteceu alguma coisa?
GABRIEL – O seu patrão! Ele encontrou Helena e quer obriga-la a se casar com ele!
M. TEREZA – Meu Deus do céu! Afonso perdeu completamente o juízo!
FOCA em Maria Tereza indignada. CORTA PARA/
CENA 9/ SENZALA/ NOITE/ INT./ SALA.
Gabriel entra no local. Todos se assustam. Chiara se levanta.
GABRIEL – Eu preciso muito falar com a dona Chiara.
CHIARA – Pois não! Sou eu mesma!
GABRIEL – Eu sou Gabriel Zapata, dona Chiara. Sou amigo de seu filho Vicente e ele me pediu para dar uma recado a senhora.
CHIARA – E que recado seria?!
GABRIEL – Helena foi capturada por Afonso. Ela está nas mãos dele e Vicente não sabe o que fazer!
GERMANA – Vicente tem é que ficar quieto. Não tem que fazer absolutamente nada. Helena foi vendida ao Barão por mim, que sou mãe dela. E ninguém mudará isso! Ela terá que se casar com ele!
Chiara em silêncio se aproxima de Germana e logo lhe dá um tapa na cara.
CHIARA – (grita) NÃO SE VENDE UM FILHO! NÃO SE VENDE!
Germana e Chiara se encaram com olhar carregado. CORTA PARA/
CENA 10/ MANSÃO DE AFONSO/ NOITE/ INT./ SALA DE ESTAR.
Afonso e Helena chegam no local. Maria Tereza com a expressão fechada olhando para eles.
M. TEREZA – (aplaude) Que lindo! Um casal do ano!
AFONSO – Chega de provocações, Maria Tereza.
M. TEREZA – E a sonsa como sempre com essa carinha de quenga mirim!
HELENA – (com sangue nos olhos) Eu vou me vingar de você! Vou acabar com a sua vida, sua desgraçada infeliz!
M. TEREZA – E eu não preciso falar que vou acabar com a sua! Porque já é uma desgraçada infeliz e vai se casar com um homem que não ama!
FOCA em Helena paralisada olhando para Maria Tereza. CORTA PARA/
CENA 11/ HOSPITAL DE FORTALEZA/ NOITE/ INT./ QUARTO.
Rubens deitado no leito. A empregada ao lado o observando.
EMPREGADA – O médico me disse que Monte Velho é um lugar muito belo!
RUBENS – E ele tem razão. Minha cidade natal, cidade onde criei meus filhos e meus netos. Beatrice se divertia muito lá. Eu sinto muita falta de minha neta! Eu quero te fazer um pedido!
EMPREGADA – Pois então faça!
RUBENS – Quero voltar a Monte Velho!
EMPREGADA – Eu não me incomodo! É só conseguirmos um comprador para a casa daqui e iremos para lá!
Rubens emocionado e animado. CORTA PARA/
CENA 12/ FAZENDA DE CRISTINA/ NOITE/ INT./ SALA DE ESTAR.
Vicente aflito ao lado de Cristina. Gabriel chega ofegante.
CRISTINA – Conseguiu alguma coisa?
GABRIEL – Infelizmente não... Pelo o que eu sei Helena foi vendida para o Barão. Existe um papel que comprova isso... Sinto muito em te dizer, meu amigo. Mas Helena vai se casar com Afonso.
Vicente chora e é consolado por Cristina. CORTA PARA/
CENA 13/ CASA DAS IRMÃS/ NOITE/ INT./ QUARTO.
Filomena feliz, deitada em sua cama. Suas irmãos ao lado.
MARGARIDA – Que sorriso no rosto é esse, Filomena?
FILOMENA – Tive um belo passeio com Saulo. Ele me entende, sabe? Me faz me sentir única!
BERNARDA – Fico muito feliz por você, minha irmã!
FILOMENA – E eu acho que estou amando de verdade como nunca amei um outro homem em minha vida!
Bernarda e Margarida se levantam e pulam na cama de Filomena rindo. CORTE IMEDIATO PARA/
CENA 14/ STOCK-SHOTS/ EXT.
TAKES DO AMANHECER EM MONTE VELHO. PESSOAS INDO PARA SEUS TRABALHOS. OUTRAS CONVERSANDO NA PRAÇA. TAKE FINAL NA FACHADA DA MANSÃO DE AFONSO. CORTA PARA/
CENA 15/ MANSÃO DE AFONSO/ DIA/ INT./ ESCRITÓRIO DE AFONSO.
Maria Tereza se senta a frente de Afonso, com um semblante carregado.
M. TEREZA – Você tem certeza na burrada que está cometendo?!
AFONSO – Quantas vezes eu preciso te dizer que você não tem nada a ver com a minha vida!
M. TEREZA – Sempre quis seu bem, Afonso. Mato e morro por você, sabes disso. Mas não vou aceitar os mandos e desmandos dessa mal criada. Não vou!
AFONSO – Helena será minha esposa e você terá que respeita-la. Se não estiver satisfeita terá liberdade total para sair de minha casa. Mas se não quiser sair, terá que se acostumar!
Closes alternados. CORTA PARA/
CENA 16/ SENZALA/ DIA/ INT./ SALA.
Maria Tereza estressada entra jogando o que vê pela frente no chão, encara Germana e a pega pela orelha.
M. TEREZA – Você e seu marido vão sumir daqui! AGORA!
GERMANA – Eu não vou sair!
M. TEREZA – Quem manda aqui sou eu! Saiam daqui!
FOCA em Maria Tereza olhando para Germana com ódio. CORTA PARA/
CENA 17/ MANSÃO DE AFONSO/ DIA/ INT./ SALA DE ESTAR.
Chiara entra no local, morrendo de raiva.
CHIARA – (grita) Afonso! Afonso!
Chiara aguarda. CORTA PARA/
CENA 18/ FAZENDA DE CRISTINA/ DIA/ INT./ SALA DE ESTAR.
Vicente toma um café sentado no sofá. Cristina vai até ele.
CRISTINA – Já acordado?
VICENTE – Eu vou destruir o Barão! E a partir de agora é guerra, dona Cristina. Eu começo a minha guerra agora!
FOCA em Vicente decidido. CORTA PARA/
CENA 19/ MANSÃO DE AFONSO/ DIA/ INT./ SALA DE ESTAR.
Afonso desce as escadas e fica de frente a Chiara. TENSÃO.
CHIARA – Solte Helena! Deixe ela viver em paz com o amor da vida dela. Caso contrário eu irei espalhar pra todo mundo tudo o que sei sobre você!
Afonso ri cinicamente e dá um tapa na cara de Chiara, que logo revida.
AFONSO – Está me achando com cara de idiota, Chiara?! Eu não tenho medo de você. Vai ser a palavra de uma louca contra a palavra de um homem amado pela sociedade.
CHIARA – Amado?! Amado por qual sociedade? As pessoas te odeiam, Afonso e você não percebe isso. Não tem o carinho nem do próprio irmão!
AFONSO – Meu irmão não presta e eu não quero ter o carinho de um monstro como ele!
CHIARA – O monstro dessa história toda é você! É você o monstro, Afonso! E eu só vou descansar quando destruir a sua vida! Acabar com você de uma vez por todas! Passa muito mal!
Chiara sai revoltada. Afonso preocupado. CORTA PARA/
CENA 20/ RUA/ DIA/ EXT.
Afonso anda tranquilamente em cima de seu cavalo. Ele, desconfiado, olha por todos os lados e sente que está sendo seguido.
AFONSO – (ao cavalo) Anda!
Afonso olha para trás. TENSÃO. Um tiro é disparado em sua barriga. Ele cai do cavalo.
EFEITO FINAL: AFONSO CAÍDO DESMAIADO NO CHÃO.


Nenhum comentário:

Postar um comentário