domingo, 11 de setembro de 2016

Capítulo 11: Um dia de cada vez

CENA 1. PORTO DA BARRA. EXTERIOR. NOITE.
Bruno sai do táxi e corre pela areia da praia.

    BRUNO: - (gritando) Beatriz! Beatriz!

Ele procura por Beatriz, mas não acha. Ele vê um corpo boiando na água e entra em desespero.

    BRUNO: - (grita, saindo correndo pro mar) Beatriz!

Ele entra no mar e tira Beatriz de lá. Ele coloca-a deitada na areia e começa a fazer massagem cardíaca nela.

    BRUNO: - (desesperado) Vamos Beatriz, reage! Reage!

Ele faz respiração boca a boca nela.

    BRUNO: - Vamos! Vamos!

Ele faz respiração boca a boca mais duas vezes. Beatriz desperta, cuspindo toda a água que engoliu. Bruno se sente aliviado.

    BRUNO: - Graças a Deus!

Beatriz tenta ficar sentada.

BRUNO: - (brigando) Nunca mais faça isso de novo! Você entendeu? Nunca mais Beatriz!

Beatriz olha pra ele, tesa!... E começa a chorar. Bruno fica comovido.

    BRUNO: - (abraça Beatriz) Para com isso! Não chora! Desculpa! Não queria fazer você chorar... Foi mal! Vem, vamos embora!

Eles se levantam. Bruno tira seu casaco e cobre Beatriz. Ele a abraça e ambos caminham de volta pro táxi.




CENA 2. MANSÃO LIDIANE. JARDINS. EXTERIOR. NOITE.
Continuação da cena 15 do capítulo anterior. Todos riem de Rafaela. Ela chora de raiva e vergonha ao mesmo tempo. Raíssa corre até ela, subindo no palco.

    RAÍSSA: - (para Rafaela) Vem amiga, não vou deixar você passar por essa humilhação! Vem!

Raíssa pega na mão de Rafaela e a tira dali. Rafaela e Raíssa vão indo embora. Rafaela olha pra trás e vê todos rindo dela. Ela olha pra frente e continua caminhando com Raíssa, saindo da mansão. Andressa que estava abraçada com Caio (que também está rindo),se solta dele. Ele estranha.

    CAIO: - Qual foi gata?
    ANDRESSA: - Nada! Eu só tou cansada dessa palhaçada! Eu não achei graça nenhuma!
    MÁRCIO: - Nem eu!
    ANDRESSA: - Aposto que se fosse comigo, tu ia rir junto com eles!

Andressa sai dali correndo. Márcio vai atrás dela.

    CAIO: - (tenta ir atrás) Peraí gata!

Ele tenta ir atrás, mas André o impede.

    ANDRÉ: - Calma velho! Relaxa!
CAIO: - Eu não posso deixar ela sair assim!
    ANDRÉ: - Relaxa! Ela só ficou irritada com essa situação. Amanhã vocês se resolvem! Bora curtir a festa!
    CAIO: - Quer saber de uma? Pra mim já deu!

Ele sai dali irritado. A galera grita pra ele voltar, mas em vão.

CENA 3. MANSÃO LIDIANE. FRENTE. EXTERIOR. NOITE.
Rafaela se senta na calçada toda suja de tinta azul. Ela começa a chorar. Raíssa se senta ao seu lado.

    RAÍSSA: - (conforta ela) Não fica assim amiga!
    RAFAELA: - (chorando) Estou cansada!
    RAÍSSA: - É... A festa foi cansativa mesmo!
    RAFAELA: - Não tô falando da festa mulher! Estou cansada psicologicamente. Uma hora as coisas dão certo. Outra hora dá tudo errado.
    RAÍSSA: - Mas a vida é assim mesmo amiga!
    RAFAELA: - Eu não aguento mais isso!

Andressa e Márcio aparecem e se juntam a elas.

    ANDRESSA: - A gente viu o que aconteceu lá e estamos aqui pra ajudar você Rafaela, no que precisar!
    MÁRCIO: - Quero que você saiba que a gente não achou graça nenhuma no que fizeram com você! (T) Se quiser ajuda pra se vingar de todo mundo que riu da sua cara eu tô aqui!
    ANDRESSA: - Eu achei uma brincadeira de muito mal gosto isso sim! Eu hein, palhaçada!
    RAÍSSA: - Tem alguma coisa que a gente possa fazer por você amiga? (T) Ah, já sei! Vamos lá pra casa, preparar um monte de coisa gostosa pra comer e fazer nossa própria festa, que tal?
    ANDRESSA: - Eu acho uma ótima ideia!
    MÁRCIO: - Eu também! Uma festa de arromba, só nós quatro. Bem melhor do que essa aí!
    RAFAELA: - (mais calma) Obrigada gente! Vocês são os melhores amigos do mundo! (T) Mas tudo o que eu queria agora era tomar um banho e dormir. Pelo menos tentar né? Eu só queria saber aonde Bruno se meteu! Ele prometeu ficar me olhando, me dando segurança. No momento que eu mais precisei dele, ele sumiu!
    MÁRCIO: - Eu não vi a hora que ele saiu!
    ANDRESSA: - É... Você tava tão diva cantando que nem prestei atenção.
    RAÍSSA: - Nem eu! E olha que ele tava do meu lado.

Rafaela fica pensativa.

CENA 4. AP BRUNO. SALA. INTERIOR. NOITE.
Bruno entra carregando Beatriz no colo. Nilza aparece de pijama e liga a luz da sala. Bruno se assusta.

    BRUNO: - (sussurra) Que susto Nilza! Sangue de Cristo tem poder, parece uma assombração!
    NILZA: - (sussurra) Desculpa Bruno! (Vê Beatriz) Quem é essa aí?
    BRUNO: - (sussurra) É Beatriz! Uma amiga! Me faz um favor: prepara um banho de banheira bem quente!

Nilza faz que sim com a cabeça e sobe junto com Bruno que tenta fazer o menor barulho possível.

CENA 5. AP BRUNO. QUARTO BRUNO. INTERIOR. NOITE.
Beatriz está acordada, sentada na cama, de banho tomado e veste um roupão. Nilza penteia seus cabelos.

    BRUNO: - Valeu Nilza!
    NILZA: - Não precisa agradecer!
    BRUNO: - Se quiser se recolher...

Nilza para de pentear os cabelos de Beatriz e se levanta.

    NILZA: - Eu vou dormir, mas se precisarem de alguma coisa, qualquer coisa, é só me chamar!
    BRUNO: - Eu só vou te pedir uma coisa Nilza: Não conta pra minha mãe isso aqui que tá acontecendo. Pelo menos não hoje! Deixa que eu falo com ela.
    NILZA: - Tá certo!

Nilza vai saindo, mas Beatriz a chama.

    BEATRIZ: - Nilza!

Ela volta.

    BEATRIZ: - Obrigada!

Nilza sorri pra ela e sai do quarto, fechando a porta.

    BRUNO: - (doce) Fala pra mim: O que aconteceu hein?
    BEATRIZ: - Eu tive uma briga feia com a minha mã/... (se corta) Digo, com Lidiane.
    BRUNO: - Você brigou com sua mãe?
    BEATRIZ: - Ela não é minha mãe!
    BRUNO: - Como assim Beatriz?
    BEATRIZ: - Dona Lidiane não é minha mãe! (T) Eu sou adotada Bruno!

Bruno fica boquiaberto.

    BEATRIZ: - Eu sou adotada! Ela escondeu isso de mim minha vida inteira. Minha vida inteira foi uma mentira! (T) Nós brigamos e ela ameaçou me expulsar de casa se eu decidisse encontrar minha mãe verdadeira. (começa a chorar) Ela ia me expulsar de casa!

Beatriz começa a chorar. Bruno se aproxima dela e a abraça. Ela chora, abraçada a ele.

CENA 6. AP OTÁVIO. QUARTO RAÍSSA. INTERIOR. NOITE.
Rafaela está de banho tomado, sentada na cama, pensativa. Andressa e Márcio estão deitados nos colchões cobertos por edredom no chão. Raíssa se aproxima de Rafaela.

    RAÍSSA: - Amiga, não fica assim/
    RAFAELA: - (corta) ShiuRaíssa! Estou pensando!
    ANDRESSA: - Xi, lá vem!
    MÁRCIO: - Tá pensando em quê amiga?
    RAFAELA: -Vou seguir seu conselho!
    MÁRCIO: - Aí meu Deus. Eu não dei conselho nenhum não hein?! Se tá pensando em fazer besteira, nem vem que eu não disse nada pra tu não!
    RAFAELA: - Mas e em relação à vingança?
    TODOS: - Vingança?
    RAFAELA: - É! Eu estou cansada de todo mundo querendo passar por cima de mim!
    RAÍSSA: -Amiga, pensa bem/
    RAFAELA: - (corta) Eu já pensei! Já decidi também! Cansei de fazer papel de trouxa! Hoje morre uma Rafaela! Amanhã nascerá outra completamente diferente! Vou me vingar de todos que riram da minha cara hoje de noite! Principalmente o responsável por essa armação toda!

Close nela decidida.

CENA 7. TRANSIÇÃO DO TEMPO. SALVADOR. PLANOS GERAIS/ AP BRUNO. QUARTO BRUNO/ EXTERIOR/ INTERIOR/ DIA.
Imagens da cidade de Salvador ao amanhecer.

CORTA PARA o quarto de Bruno:
Beatriz dorme. De repente a porta se abre e Bruno entra, trazendo café da manhã. Ele fecha a porta e se senta na cama. Beatriz acorda e sorri ao vê-lo.

    BRUNO: - Bom dia!
    BEATRIZ: - (sorri) Bom dia! (vê o café da manhã na cama) Nossa Bruno! Eu morri e fui pro céu, só pode!
    BRUNO: - É o mínimo que eu posso fazer por você! Teve uma noite tão conturbada!
    BEATRIZ: - Você está sendo maravilhoso comigo! Depois de tudo que eu fiz! Nem sei se mereço tudo isso!
    BRUNO: - Esquece Bia! Somos amigos! Não poderia deixar você sozinha daquele jeito!

Beatriz começa a tomar o café.

    BRUNO: - Mas e você, como é que cê tá?
    BEATRIZ: - Se eu te falar que estou bem, vou estar mentindo! (T) Eu ainda não consegui superar tudo isso!
    BRUNO: - Você vai superar! Você é forte! E você sabe que pode contar comigo pelo o que você precisar! (T) Você já sabe o que vai fazer da vida?
    BEATRIZ: - Eu vou voltar lá em casa e pegar minhas coisas. Vou sair de casa!
    BRUNO: - Sair de casa? Ficou louca?
    BEATRIZ: - Lá eu não posso ficar mais! Não depois da briga que eu tive com dona Lidiane.
    BRUNO: - Mas você não pode agir assim, por impulso, Bia! E Lidiane é sua mãe, essa hora ela deve estar muito preocupada com você!
    BEATRIZ: - Ela não é minha mãe!
    BRUNO: - Mas se você sair de casa, pra onde você vai?
    BEATRIZ: - Nisso eu não tinha pensado.
    BRUNO: - Tá vendo? Agir por impulso não adianta nada!
    BEATRIZ: - Você tem razão! (T) Eu vou tentar me entender com dona Lidiane. Depois vou procurar pela minha mãe de verdade! Quero ouvir da boca dela o por quê dela ter me abandonado!

Beatriz fica pensativa.

CENA 8. CASA RENATA. SALA. INTERIOR. DIA.
Juliana toma o café da manhã. Renata entra falando, sem perceber que a mãe está ali.

    RENATA: - (pra si) Droga. Essa mentirada toda tá me custando caro. Essa porcaria desse trajeto da Vitória pra cá é um verdadeiro caos...
    JULIANA: - Falando sozinha filha?
    RENATA: - (se assusta) Ai que susto mãe! Não tinha te visto aí! Eu estava pensando alto!
    JULIANA: - E aí, como foi a festa?
    RENATA: - Foi ótima mãe! Maravilhosa!
    JULIANA: - Mas você não ficou lá a noite toda, ou ficou?
    RENATA: - Não... Eu saí no meio da noite.
    JULIANA: - E dormiu aonde então?
    RENATA: - Eu... Aonde eu dormi?
    JULIANA: - Sim filha!
    RENATA: - (mente) Eu dormi na casa de uma amiga! Foi isso!
    JULIANA: - Ah sim! (T) Que amiga?
    RENATA: - Que amiga?
    JULIANA: - Sim!
    RENATA: - Paula! É! Dormi na casa de Paula!
    JULIANA: - Ah sim!
    RENATA: - Bom... Eu vou lá dentro tomar um banho.
    JULIANA: - Tá bem!

Renata sai, respirando aliviada.

CENA 9. MANSÃO LIDIANE. QUARTO BEATRIZ. INTERIOR. DIA.
Lidiane acabou dormindo na cama de Beatriz depois da briga que teve com ela. Ela acorda.
   
    LIDIANE: - Filha?

De repente ouve-se batidas na porta. Lidiane se assusta. Ela se levanta e vai abrir. É Jucilene.

    LIDIANE: - Ah, você Jucilene?
    JUCILENE: - Eu não queria interromper seu sono dona Lidiane, mas dona Lia tá aí!
    LIDIANE: - (respira fundo) Manda entrar!

Lia entra.

    LIA: - Amiga! (vê Lidiane) Nossa você tá um caco! Passou um furacão aqui ontem?
    LIDIANE: - Muito pior do que isso! (para Jucilene) Jucilene, prepara um café pra mim e traz aqui por que do quarto eu não saio hoje!

Jucilene faz que sim com a cabeça e sai. Lidiane se senta na cama. Lia faz o mesmo.

    LIA: - Mulher me conta! O que aconteceu aqui ontem?
    LIDIANE: - Beatriz! Ela descobriu tudo!

Lia fica boquiaberta.

CENA 10. AP OTÁVIO. QUARTO RAÍSSA. INTERIOR. DIA.
Rafaela acorda. Raíssa, Márcio e Andressa dormem no chão, amontoados. Rafaela se levanta e pega algo e começa a fazer barulho, acordando todo mundo.

    RAFAELA: - Bora. Vamos acordando todo mundo!
    RAÍSSA: - Você ficou louca Rafaela? (olha no celular) São nove e meia ainda.
    MÁRCIO: - Mulher, aproveita pra dormir, vai descansar essa beleza.
    ANDRESSA: - A beleza do interior você quis dizer né bee? (T) Aí Rafaela, não foi isso que eu quis dizer.
    RAFAELA: - (não liga) Não importa. Eu quero mudar tudo! Hoje! Eu prometi que hoje nasceria outra Rafaela e foi isso que aconteceu. Anda, levanta!

Rafaela sai do quarto, batendo a porta. O barulho faz os três se assustarem. Os três ficam emburrados.

CENA 11. AP OTÁVIO. SALA. INTERIOR. DIA.
Os mesmos da cena anterior, agora tomando café na mesa.

    MÁRCIO: - Eu tenho uma ideia pro novovisu de Rafaela.
    RAÍSSA: - Fala bee!
    MÁRCIO: - Já que ela quer se tornar a Nina Vingadora, um visual bem perigótico seria uma boa.
    ANDRESSA: - Poderia fazer uma franja nessa cabeleira. Pintar ele de preto.
    RAÍSSA: - Poderíamos ir na loja e comprar roupas pretas.
    MÁRCIO: - (para Rafaela) É minha filha, se você quer virar a vilã da novela mexicana tem que ser tudo preto.
    ANDRESSA: - Bem preto.
    RAÍSSA: - Tudo preto. Até o coração!
    MÁRCIO: - Aí, isso também não né mana?! (bate em Andressa) Bate no que é ruim.

Andressa olha serio pra ele. Instantes.
   
    RAFAELA: - Eu adorei a ideia de vocês! Se eu ficar linda, vou adorar mais ainda!
    MÁRCIO: - Vai ficar nega! Bruno que já gosta tanto de você, vai querer lamber seus pés depois que te ver toda transformada.
    RAFAELA: - Falando nele, hoje mesmo vou atrás dele pra saber aonde se meteu ontem à noite.
    ANDRESSA: - Por enquanto meu amor, esquece esse bofe. Hoje você vai ficar dez anos mais jovem!

Eles continuam conversando em off. Ritmo.

CENA 12. MANSÃO LIDIANE. QUARTO AMANDA. INTERIOR. DIA.
Amanda e Guilherme ainda dormem. De repente ouve-se batidas na porta.

    GABRIEL: - (off) Amanda, hora de acordar!

Amanda e Guilherme acordam, ainda exaustos.

    AMANDA: - (sonolenta) Quem será que está batendo na porta?
    GUILHERME: - (sonolento) Não deve ser ninguém. Vamos voltar a dormir.

Eles deitam na cama.

    GABRIEL: - (off) Amanda, já está na hora.

Amanda levanta num impulso.

    AMANDA: - É o meu pai. Acorda Guilherme, você tem que sair daqui correndo!

Guilherme levanta apressado, veste a roupa.

    GABRIEL: - (off) Amanda.

Ouve-se batidas mais fortes ainda na porta. Amanda se desespera e Guilherme fica nervoso.

    AMANDA: -Rápido, Rápido!

Guilherme vai fugir pela janela, mas antes dá um beijo em Amanda. Ele sai pela janela. Amanda veste o roupão e abre a porta. Gabriel entra.
   
    GABRIEL: - (desconfiado) Por quê demorou de abrir a porta?
    AMANDA: - Por que eu tava dormindo né pai?! A festa foi até 4 da manhã, o senhor queria o quê?!
    GABRIEL: - Tá bom!
    AMANDA: - Posso voltar a dormir então?
    GABRIEL: - Pode!

Amanda fecha a porta e tranca.
   
    AMANDA: - (respira aliviada) Essa foi por pouco!

CENA 13. MANSÃO LIDIANE. FUNDOS/FRENTE. EXTERIOR. DIA.
Guilherme foge pelos fundos da mansão. Ele pula o muro da casa e vai pra frente da mansão.

CORTA PARA a frente da mansão.

Guilherme espera um táxi. Ele põe a mão no bolso e repara que o mesmo está vazio.

    GUILHERME: - Droga! Droga, droga, droga! A porcaria da carteira ficou lá! Droga!

Ele chuta uma lata de lixo que está perto. Guilherme fica emburrado. Close nele.

CENA 14. CASA ANDRÉ. SALA DE JANTAR. INTERIOR. DIA.
Leontina está na mesa tomando café da manhã. André aparece pra tomar café. Ele está com a mão na cabeça e geme de dor.

    ANDRÉ: - (sente dor) Bom dia vó!
    LEONTINA: - Bom dia querido!

Ele dá um beijo em Leontina e se senta à mesa.

    LEONTINA: - Está sentindo alguma coisa?
    ANDRÉ: - Dor de cabeça! Dormi muito pouco.
    LEONTINA: - Deveria ter dormido um pouco mais!
    ANDRÉ: -Não consegui mais dormir.
    LEONTINA: - Por quê?
    ANDRÉ: - Uma coisa que não sai da minha mente. Eu desconfio de Renata. Algo me diz que ela tá escondendo alguma coisa de mim.
    LEONTINA: - Ainda bem que você comentou isso comigo meu neto. No primeiro dia que ela veio aqui senti algo de estranho nela. Senti que ela tava mentindo o tempo todo. Essa história de que ela é rica, que a mãe dela mora não sei aonde, que tem isso, aquilo e rios e rios de dinheiro... Isso não colou comigo não. E é bom você ficar esperto hein.

André fica pensativo.

CENA 15. SHOPPING. SALÃO DE BELEZA. INTERIOR. DIA.
Rafaela, Márcio, Raíssa e Andressa entram.

    CABELEREIRA: - Bom dia!
    TODOS: - Bom dia!

CORTA PARA Rafaela sentada na cadeira, pronta pra mudar o cabelo. Rafaela escolhe o penteado que quer, mostra um modelo na revista pra cabelereira. Márcio, Raíssa e Andressa dão suas opiniões. A cabelereira começa a fazer o corte desejado por Rafaela, enquanto todos observam.

CENA 16. SHOPPING. LOJA DE ROUPAS. INTERIOR. DIA.
CAM mostra eles na loja comprando roupas pretas, shortinhos, tudo variado, estilo bem gótico.

CORTA PARA Rafaela que sai do vestuário, depois de experimentar a roupa nova. CAM não mostra nada ainda, somente às expressões de Márcio, Raíssa e Andressa.

    MÁRCIO: - (sem acreditar) Gente, eu tô chocado!
    ANDRESSA: - E eu tô me tremendo toda bee!
    RAÍSSA: - Eu só tenho uma coisa a dizer: a maquiagem é comigo!
    ANDRESSA: - Não, eu faço a maquiagem!
    RAÍSSA: - Eu faço questão!

Elas começam a discutir.
   
    MÁRCIO: - Calem a boca! (T) Eu faço a maquiagem!

Eles voltam a discutir. Rafaela volta pro vestuário, enquanto eles continuam a discutir.

CENA 17. AP GILBERTO. SALA. INTERIOR. DIA.
Rafaela entra em casa repaginada, com roupas pretas, blusa com decote, shortinho, maquiagem, batom vermelho, enfim, um visual todo gótico.
Gilberto desce as escadas, ao vê-la ele grita de susto.

    GILBERTO: - (assustado) Cruz credo, quem é você? Como entrou na minha casa? (T) É melhor sair antes que eu chame a polícia!

Rafaela ri debochada.
   
GILBERTO: - (estranha) Do que você está rindo?
RAFAELA: - Mas o que é isso painho? (T) Não reconhece mais sua filha não?
GILBERTO: - (sem acreditar) Rafaela?!

Ele fica surpreso. Rafaela olha pra ele, sorrindo com ironia. Na surpresa de Gilberto, corta para o

FIM



   




    

Nenhum comentário:

Postar um comentário