sábado, 17 de setembro de 2016

Capítulo 12: Um dia de cada vez

CENA 1. AP GILBERTO. SALA. INTERIOR. DIA.
Continuação imediata da última cena do capítulo anterior. Rafaela repaginada diante de Gilberto, que não acredita no que vê.

GILBERTO: - (surpreso) Minha filha... Mas o que aconteceu com você? Colocaram o esquadrão da moda lá na festa?
RAFAELA: -Não papaizinho! Sacanearam comigo e simplesmente quis mudar meu visual.
GILBERTO: - Eu não estou entendendo nada!
RAFAELA: - Não faz mal! Não é pra entender mesmo!

Ela vai saindo. Gilberto a chama.

GILBERTO: - Espera aí minha filha! Essa história está mal contada! Senta aqui e me conta por quê essa mudança da noite pro dia.
RAFAELA: - (volta) Já que o senhor está tão interessado assim, eu vou te contar tudo! Aprontaram contra mim na festa! Raíssa insistiu para que eu cantasse no palco e todos apoiaram. Eu fui e alguém jogou tinta em mim. Todos riram da minha cara, eu fiquei.../ (se corta) Eu fiquei não, eu estou com raiva, com ódio de quem estava rindo, principalmente de quem armou aquilo tudo! Estou com um ódio tão grande que nem sei descrever o tamanho desse ódio. Eu só penso em vingança. Eu quero me vingar de todos que riram. Mas a melhor vingança será contra quem me fez passar por aquela humilhação toda! (T) Eu então vi que as pessoas hoje em dia só enxergam a beleza através da aparência e não o interior das pessoas. E é isso que vou oferecer a elas... A minha beleza do exterior, pra que cada um quebre a cara como eu quebrei, fazendo papel de trouxa.
GILBERTO: - (sem reação) Nossa... Eu tou chocado minha filha! (T) Mas me diz uma coisa: você não acha essa história de vingança um pouco pesada demais não?
RAFAELA: - Magina! Eles foram longe demais! (T) Eu sou ótima quando sou boa. Má serei melhor ainda!
GILBERTO: - (temeroso) Eu acho essa história cabeluda demais filha. Acho perigoso também. (T) Mas e Bruno? Ele não estava lá com você? Não fez nada pra impedir isso tudo?
RAFAELA: - Que nada! Esse aí foi um dos que mais me decepcionou! Disse que ia ficar da plateia me olhando cantar, me dando segurança. Ele prometeu isso pra mim e depois sumiu do nada! Até agora nem deu sinal de vida! Tava pensando em ir a casa dele hoje ainda pra saber por que ele sumiu! Agora eu comer alguma coisa. Estou morrendo de fome!
GILBERTO: - Vou pedir pra Arthur colocar o almoço pra você!
RAFAELA: - Tá certo. Vou na cozinha beber água!

Rafaela vai pra cozinha. Gilberto vai atrás dela.

CENA 2. AP GILBERTO. COZINHA. INTERIOR. DIA.
Rafaela abre a geladeira e tira a garrafa de água de dentro. Ela põe água num copo de vidro e bebe. Gilberto aparece e pega a garrafa da mão dela. Põe água num outro copo e bebe. Ele observa Rafaela tomando água. Ela termina de beber água e põe o copo em cima da pia.

RAFAELA: -Vou lá no quarto agora!
GILBERTO: - Tá certo!

Ela sai. Gilberto olha pra confirmar se ela foi mesmo pro quarto. Ele guarda a garrafa de água na geladeira e apanha o copo de água que Rafaela bebeu. Ele olha pros copos.

GILBERTO: - (para si) Pronto! Agora eu já tenho os dois elementos pro exame de DNA. A minha saliva e a de Rafaela! Agora sim, vou saber se Rafaela é minha filha ou não!

Ele fica pensativo. Close.

CENA 3. AP OTÁVIO. SALA. INTERIOR. DIA.
Márcio, Andressa e Raíssa acabam de chegar.

MÁRCIO: - Nossa, estou exausto!
ANDRESSA: - Eu estou pior! Estou cansada de ontem e de hoje! Fora meu irmão que chega amanhã! Socorro!
MÁRCIO: - Tou louco pra conhecer o bofe!
ANDRESSA: -Aqueta o facho que ele não é pro teu bico!
MÁRCIO: - Calma mana!
RAÍSSA: - O esforço foi grande, mas valeu a pena! Estou feliz pela minha amiga! Quem sabe agora Rafaela valoriza mais a beleza que tem né?

Guilherme entra em casa exausta, se jogando no sofá.

RAÍSSA: - Nossa Gui, você tava aonde esse tempo todo? Nem te vi na festa ontem.
GUILHERME: - Você não me viu ontem por que eu estava na minha festa particular.
RAÍSSA: - Do que você tá falando?
ANDRESSA: - Deixa de ser lerda. A festa particular dele foi os pegas na cama com Amanda.
RAÍSSA: - Chocada!
GUILHERME: - Que bom que aqui tem alguém que me entende! (para Andressa) Obrigado por me traduzir Andressa! (se levanta) Agora vou lá dentro tomar um banho e tirar um cochilo. Estou cansadérrimo. Esqueci a porcaria da carteira no quarto de Amanda e tive que vir até aqui andando.
MÁRCIO: - A noite foi boa, mas o dia...
GUILHERME: - (para Márcio) Acho melhor tu ficar caladinho hein?!
MÁRCIO: - Calma querido! Com uma noite boa dessas, você deveria estar feliz e não estressado!

Márcio caminha, indo pro quarto enquanto fala.

MÁRCIO: - E cuidado hein, estresse demais faz mal pro coração!

Ele vai pro quarto. Raíssa e Andressa riem. Guilherme olha sério pra elas.

CENA 4. AP LORENA. SALA. INTERIOR. DIA.
Lorena assiste a tevê. Paula vem do quarto.

PAULA: - Bom dia mãe!
LORENA: - (olha o relógio) Boa tarde né filha?!
PAULA: - É tudo a mesma coisa!
LORENA: - Tudo a mesma coisa... Ai ai.
PAULA: - Cadê tia Lia, não tá aí?
LORENA: - Saiu, disse que ia na casa de Lidiane.
PAULA: - (pega uma maçã na cesta de fruta e morde um pedaço) Ah!

A campainha toca de repente. Paula vai abrir. Vitor entra com um buquê de flores na mão.

VITOR: - Boa tarde! Lorena tá aí?
PAULA: - Boa, está sim! Entra!

Ele entra. Lorena gela quando vê ele ali.

VITOR: - (para Lorena) Eu vim por que não aguentava mais de saudades meu amor!
LORENA: - (nervosa) Vitor...
PAULA: - Nossa mãe! Não sabia que você tinha um namorado! Não vai apresentar ele pra mim?

Lorena fica nervosa diante da situação.

CENA 5. MANSÃO LIDIANE. QUARTO BEATRIZ. INTERIOR. DIA.
Lia conversa com Lidiane, que está no telefone discando o tempo todo.

LIA: - Sai desse quarto amiga! Vamos lá fora!
LIDIANE: - Não quero Lia!
LIA: - Ficar aqui trancada o dia todo não vai te fazer bem!
LIDIANE: - Ficar sem Beatriz é que não vai me fazer bem, isso sim!
LIA: - Tá um sol tão lindo lá fora, vamos na piscina!
LIDIANE: - (tom) Eu não quero Lia! (T) Olha aí, que droga! Já liguei pra maioria dos amigos de Bia e nada dela. (pra si) Aonde será que você se meteu hein filha?!

Lidiane fica pensativa.

CENA 6. AP BRUNO. SALA. INTERIOR. DIA.
Beatriz almoça com Bruno.

BEATRIZ: - Tá uma delícia essa comida.
BRUNO: - Nilza sempre capricha na cozinha.
BEATRIZ: - Eu estou aqui pensando... Como será que deve estar as coisas lá em casa? Será que minha mã/... (se corta) Será que dona Lidiane está preocupada comigo? Será que alguém está preocupado comigo?
BRUNO: - Claro que tá Bia! E para de falar assim da sua mãe! Lidiane criou você, ela é sua mãe sim!
BEATRIZ: - Tá! Tudo bem!... Vamos mudar de assunto! (T) Você e Rafaela! Como estão de namoro, tudo certo?
BRUNO: - Estamos sim! Graças a Deus! (se lembra desesperado) Meu Deus do céu!
BEATRIZ: - (preocupada) O que foi?
BRUNO: - Eu esqueci completamente! Eu jurei pra Rafaela que iria ficar dando segurança, enquanto ela cantava lá na sua festa. Mas daí eu...
BEATRIZ: - (em cima) Você veio atrás de mim! (T) Se eu fosse você, eu ligava pra ela. Rafaela deve estar retada com sua cara!

Bruno fica pensativo.

CENA 7. AP LORENA. SALA. INTERIOR. DIA.
Continuação da cena 4. Lorena fica nervosa diante de Vitor e Paula.

PAULA: - Então mãe?! Não vai me apresentar pro seu namorado?
LORENA: - Ele não é meu namorado, minha filha.
VITOR: - Somos amantes!
LORENA: - (tom) Isso também não!
PAULA: - Vocês dois são o quê finalmente?
LORENA: - Somos amigos! Velhos amigos, é!...
PAULA: - (para Vitor) E você? Não tem nome não?
VITOR: - (cumprimenta) Sou Vitor!
PAULA: - (cumprimenta) Prazer!

Eles sorriem um pro outro sem desconfiar do laço que os une. Lorena observa e fica ainda mais nervosa. Muito ritmo no diálogo a partir daqui!!

LORENA: - (separa os dois) Pronto! Já se conheceram! Satisfeitos? (para Vitor) Agora você já pode ir!
VITOR: - Mas eu nem.../
LORENA: - (corta) Você já ficou tempo demais aqui! (pega as flores) As flores são lindas, cheirosas, maravilhosas, dá até vontade de comer, mas já deu!

Lorena vai empurrando Vitor em direção à porta.

PAULA: -Peraí mãe!
LORENA: - Cala a boquinha minha filha, mamãe sabe o que tá fazendo!
PAULA: - Como assim? Do que você tá falando?
VITOR: -Peraí Lorena!
LORENA: - (para Vitor) Tchau amoreco, foi bom ver você!

Ela fecha a porta.

VITOR: - (off/ do lado de fora) Não vai rolar nem um beijinho?
PAULA: - Você ficou louca mãe?
LORENA: - Não minha filha, muito pelo contrário! Eu tenho o que você não tem: juízo!
PAULA: - Você tem algumas atitudes que me deixa na beira do vexame! Vou te contar viu?!

Paula vai pro quarto. Lorena fica pensativa, olhando pras flores que Vitor lhe deu.

CENA 8. TRANSIÇÃO DO TEMPO. SALVADOR. PLANOS GERAIS. EXTERIOR. NOITE/ AP GILBERTO. QUARTO RAFAELA. INTERIOR. NOITE.
Planos Gerais da cidade ao anoitecer.

Corta Para o Apartamento de Gilberto. Rafaela olha pro celular que está em cima da cama. De repente ele começa a tocar. CAM detalha o visor. É uma ligação de Bruno. Rafaela não atende, deixa tocar.

RAFAELA: - Vou fazer uma surpresinha pra você Bruno!

Ela sai do quarto, às pressas.

CENA 9. AP BRUNO. SALA. INTERIOR. NOITE.
Bruno fica frustrado por não ter conseguido falar com Rafaela.

BRUNO: - (para si) Droga!

O telefone fixo começa a tocar. Bruno vai correndo atender.

BRUNO: - (para si) Deve ser Rafaela.

Ele tira o telefone do gancho.

BRUNO: - (tel) Alô?! Ah! Oi dona Lidiane! Beatriz está aqui sim! (T) Tá bem! Pode ficar despreocupada! (T) Eu aviso sim! Beijo!

Ele desliga. Vanessa aparece.

VANESSA: - Quem era no telefone filho?
BRUNO: - A diretora Lidiane.
VANESSA: - Lidiane ligou pra cá? Por quê?
BRUNO: - Mãe, eu preciso te contar uma coisa.
VANESSA: - Não vai me dizer que você aprontou no colégio?!
BRUNO: - Não! Não é isso! É que... Beatriz!
VANESSA: - Quem é Beatriz?
BRUNO: - A filha da diretora! Ela é minha amiga!
VANESSA: - Sim, e o que tem ela?
BRUNO: - Ela tá aí!
VANESSA: - Aí aonde?
BRUNO: - Aqui! Ela dormiu aqui essa noite!
VANESSA: - (tom) Sem o meu consentimento, Bruno?!
BRUNO: - A senhora estava dormindo! E eu não podia deixar ela sozinha aos prantos depois de tudo o que aconteceu!
VANESSA: - Tudo o quê?!
BRUNO: - Depois que ela descobriu que era adotada!
VANESSA: - Adotada? Ela é filha adotiva de Lidiane?
BRUNO: - É... É uma história longa! (T) Lidiane adotou ela depois que uma mulher a abandonou perto de um bueiro quando Bia era bebê!

Vanessa demonstra nervosismo.

VANESSA: - (tenta disfarçar o nervosismo) Ela foi abandonada num bueiro?
BRUNO: - Sim, e Lidiane adotou ela!
VANESSA: - (quase desesperada) E vocês são amigos?
BRUNO: - Sim! Somos amigos! Por quê?
VANESSA: - (nervosa) Me desculpe, meu filho! Mas essa menina não pode mais ficar aqui!
BRUNO: - Por quê?
VANESSA: - (tom) Por que eu não quero! (T) Quero que ela saia ainda hoje!
BRUNO: - Mas mãe...
VANESSA: - Sem mais!

Vanessa vai pra cozinha, super nervosa. Beatriz aparece de repente. Bruno percebe.

BRUNO: - Bia, eu...
BEATRIZ: - Não precisa falar nada Bruno! Eu já estou indo embora!
BRUNO: - Bia, não precisa sair desse jeito!
BEATRIZ: - Eu ouvi tudo! Sua mãe não me quer aqui! E eu já estava decidida a voltar pra casa mesmo!
BRUNO: - Essa casa também é minha! Se eu quiser que você fique, você fica!
BEATRIZ: - É, mas quem paga as contas é sua mãe! Então essa casa é mais dela do que sua! Eu agradeço por tudo! Você é um amigo maravilhoso! Me estendeu a mão quando eu menos esperei. Obrigada mesmo!
BRUNO: - Promete que vai ficar bem e que vai resolver tudo numa boa?
BEATRIZ: - Prometo!

Eles se abraçam. A campainha toca. Nilza aparece.

NILZA: - Deixa que eu atendo!

Ela corre pra abrir a porta. Ela abre.

NILZA: - Olá!
RAFAELA: - Oi! É aqui que mora Bruno?

Rafaela vai entrando, num rompante. Ela vê Bruno e Beatriz abraçados.

RAFAELA: - Então era com ela que você estava né Bruno?

Beatriz e Bruno se soltam. Bruno fica surpreso ao ver Rafaela transformada.

BRUNO: - (sem acreditar) Rafaela?!

Beatriz também fica surpresa.

RAFAELA: - Então era com Beatriz que você esteve ontem à noite não foi?

Muita tensão!!! Close em todos.

FIM











Nenhum comentário:

Postar um comentário